top of page
.png

Orientações
finalizadas

 2017- ATUAL 

A Visualidade da Cultura Contemporânea e a Educação: estudos sobre os modos de viver/produzir a imagem

Descrição: Esse projeto de pesquisa dá continuidade aos estudos que temos desenvolvido no grupo de pesquisa/Cnpq CACE (Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação) e busca investigar e refletir sobre a visualidade na cultura contemporânea a partir de um estudo teórico de pesquisadores das imagens ? em especial das áreas da Artes e da Comunicação - buscando a compreensão do contexto e questões associadas à cultura visual da atualidade. A visualidade é entendida como a construção cultural de nossos olhares pois muitas imagens, uma vez que entram em nós, continuam a viver dentro de nós? (Cunha, 2008; apud Win Wenders, 2002). Importante considerar que essa visualidade com a qual convivemos é atravessada pelas múltiplas telas contemporâneas nos espaços on-line e off-line do nosso cotidiano. Aprofundar os estudos sobre os teóricos estudiosos da imagem tem o objetivo de por em debate as experiências contemporâneas vividas em sociedade e também as vividas nos espaços educativos. Trata-se de estudar, refletir e registrar de que modo a presença maciça da imagem em todos os espaços e telas tem trazido questões para a educação e os modos como lidamos e vivemos com as imagens bem como o que (des)produzimos e (des)aprendemos com e sobre elas no contexto atual.A pesquisa iniciou-se com parceria na UFF pelo Pós-doc em 2017 e com aprovação pelo edital Jovem Cientista do Nosso Estado continua na UNIRIO em parceria com pesquisadores de diferentes Universidades (UFG, UFF e UFRJ).
 

 2013 - 2018 

O Cinema e as Narrativas na Era da Convergência: modos de consumo, formação e produção de audiovisuais de crianças, jovens e professores

Descrição: O Projeto situa-se no campo dos debates sobre mídia e educação e dá continuidade aos estudos realizados no projeto anterior que obteve Auxílio Instalação da FAPERJ em 2010. O projeto O cinema e a narrativa de crianças e jovens em diferentes contextos educativos investigou as narrativas de crianças e jovens em ações com o cinema realizadas em instituições educacionais no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Tal projeto investigou, sob a orientação teórico-metodológica dos Estudos Culturais latino-americanos (Nestor Canclini, Jesus Martim-Barbero, Guillermo Orozco Gomez), como crianças do ensino fundamental e jovens do ensino médio e superior constroem seus modos de relação com o cinema em espaços institucionais (escola e universidade) que proporcionam dentro de sua formação momentos de convívio com o assistir e o pensar a partir da linguagem audiovisual. Mantendo-se a fundamentação teórico-metodológica essa nova proposta de pesquisa tem como principal objetivo olhar de forma mais ampliada para as relações formativas vividas com o cinema fora dos espaços institucionais visando a percepção dos processos de autoria no consumo e produção de narrativas audiovisuais e em sua atuação como cidadãos na sociedade. Considerando o referencial teórico eleito para essa investigação, a nova proposta de estudo, também de natureza qualitativa, terá como estratégias metodológicas para o trabalho de campo a realização de entrevistas individuais, coletivas e oficinas com as crianças, jovens e professores e- em alguns campos - a análise de suas produções audiovisuais.

 

 2010 - 2013 

O Cinema e as Narrativas de Crianças e Jovens em diferentes contextos educativos

O Projeto situa-se no campo dos debates sobre mídia e educação e propõe-se dar continuidade aos estudos realizados no período de Doutoramento de 2005-2009 que investigaram, sob a orientação teórico-metodológica dos Estudos Culturais latino-americanos (Nestor Canclini, Jesus Martim-Barbero, Guillermo Orozco Gomez), a experiência de crianças com as narrativas em diferentes mídias e seu processo de produção narrativa em meio aos modos contemporâneos de leitura das gerações mais novas. Mantendo-se a fundamentação teórico-metodológica essa nova proposta de pesquisa tem como principal objetivo olhar mais atentamente para um tipo de narrativa sugerido pelas crianças na pesquisa anterior em que percebeu-se o vínculo cada vez maior das crianças com a imagem, principalmente a audiovisual trazendo a idéia de que o contar suponha o ver : o cinema. Pretende-se perceber como crianças do ensino fundamental e jovens do ensino médio e superior constroem seus modos de relação com o cinema e suas produções narrativas em espaços de formação (escola e universidade) que proporcionam dentro de sua formação momentos de convívio com o assistir, pensar e produzir com a linguagem audiovisual. Considerando o referencial teórico eleito para essa investigação, o estudo de natureza qualitativa terá como estratégias metodológicas para o trabalho de campo a observação de momentos de exibição de filmes e debates nas instituições e a realização de entrevistas coletivas com as crianças e os jovens e análise de suas produções narrativas.

bottom of page