top of page

Coordenadora do CACE

Foto%20livro_edited.jpg

Adriana Hoffmann Fernandes

 

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal
Fluminense (UFF), doutora e mestre em Educação e
Mídia, respectivamente pelo PROPED da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela PUC-Rio.
Professora da Escola de Educação e do Programa de
Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade
Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Membro da Rede Internacional de Educação, Artes e
Humanidades (Redarth) que integra Brasil, Portugal e
Uruguai e da Rede de Formação Docente (Formad) em
diálogo com toda a América Latina. Líder do grupo de
pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação
(CACE) da Unirio/CNPq e  Jovem cientista pela FAPERJ.

Membros do CACE

Érica Rivas Gatto
 

Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. Possui mestrado em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, na linha de pesquisas Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias.Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e especialista em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes- IAVM. Foi professora na rede municipal de educação do Rio de Janeiro por nove anos, com atuação voltada para o ensino fundamental, alfabetização de jovens e adultos e formação de leitores. Atualmente é professora do Colégio Pedro II. É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação (CACE), coordenado pela professora Adriana Hoffmann na UNIRIO e desenvolve sua trajetória acadêmica abordando temáticas voltadas para as relações entre infância, narrativas e mídias. 

Pedro E. de Freitas

 

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisando a relação Cinema, educação e profanação. É formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direção Cinematográfica pela Escola Brasileira de Audiovisual (Escola de Cinema Daracy Ribeiro), com curso completo em Fotografia pelo Ateliê da Imagem. Pesquisou durante três anos, em regime de iniciação científica, a relação oralidade e audiovisual. Atua profissionalmente como midiaeducador em instituição de ensino, desenvolve projetos na mesma área e realiza trabalhos artísticos com fotografia e video.

Raquel Barros

 

Doutora em Educação e Mídia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Educação com Aplicação da Informática pela UERJ. Atua como professora da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro e Mesquita lecionando as disciplinas de Língua Inglesa e Português. Participante do grupo de pesquisa CACE Fundado em 2010.

Vanessa Monteiro Ramos Gnisci

 

Doutoranda em Educação (UNIRIO, 2017); Mestre em Educação (UERJ/FFP; 2012); Especialista em Literatura Infanto-Juvenil (UFF; 2004). Professora Adjunta da Universidade Cândido Mendes (Instituto de Engenharia) e Universidade Iguaçu - UNIG (Curso de Pedagogia) - graduação e pós-graduação lato sensu. Professora das disciplinas: Língua Portuguesa e ILPT (Incentivo à Leitura e à Produção Textual) no município de Nova Iguaçu. Professora substituta do Colégio Pedro II. Integrante dos Grupos de pesquisas: CACE (UNIRIO) e Práticas Pedagógicas, Currículo e Espaços de Formação (UNIG).
Pesquisa as produções audiovisuais, compartilhamento de conteúdos autorais e críticas literárias por jovens booktubers.

André Marcelino

 

Formado em Pedagogia e Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina, vive no Rio de Janeiro desde 2014, onde trabalha como Pedagogo no Colégio Pedro II - campus São Cristóvão. Mestre do Programa em Educação da Unirio orientado por Adriana Hoffman,  Membro do grupo de pesquisas Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação - CACE a partir de 2018, estuda questões da Cultura Visual e a partir dos movimentos feministas e sua influência e (in)visibilidade nos Estudos Culturais a partir de uma perspectiva interseccional e de como esta discussão dentro da Educação pode ser uma importante forma de resistência, na conjectura contemporânea.

eupb.jpg

Rosiane de Jesus Dourado

Possui graduação em Educação Artística com habilitação em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2004) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO-2006). Atualmente é professora de Artes Visuais no Colégio Pedro II. É também artista visual, realizou exposições coletivas e individuais no Rio de Janeiro. Atuou como professora de História da Arte na CCE, PUC-Rio e como professora de Artes Visuais na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, imagem, cinema de animação, audiovisual e educação. Coordena o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Audiovisual (NEPA) e integra o corpo docente do Curso de Pós-Graduação Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais, do Colégio Pedro II.

WhatsApp Image 2019-03-12 at 17.48.57.jp

Rosane Tesch

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Tem Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Bacharelado e Licenciatura em Letras, também pela UERJ; e Especialização em Arte e Cultura pela Universidade Candido Mendes - UCAM. Atuou como Professora convidada no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação do Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa, CESAP, pólo RJ. Atualmente, é professora e gestora na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - SME/RJ e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação – CACE/UNIRIO, coordenado pela professora Adriana Hoffmann. Tem Experiência e interesse na área de Educação com ênfase em Audiovisualidades, Cotidianos, Cultura, Formação e Autoformação Docente.

esther_edited.jpg

Esther Oliveira

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atua como docente de inglês desde o início da graduação. Participa do grupo de pesquisa CACE (comunicação audiovisual, cultura e educação) como bolsista de iniciação científica - UNIRIO abordando as visualidades nos desenhos animados em Inglês, e como ocorre as relações e percepções das crianças com as imagens e áudios em inglês com bibliografias ESL (English as a Second Language)

50561a7e-122d-4ed4-ab82-d95def106d1c_edi

Soraya Moreira Macena

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.  Atualmente, monitora de Imagem em Educação junto com a prof.ª Adriana Hoffmann e membro do grupo de pesquisa CACE.

WhatsApp Image 2020-04-10 at 21.19.55.jp

Paulo Damazio

Graduando em pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, estagiário do Colégio Pedro II. Participa do grupo de pesquisa CACE (Comunicação Audiovisual, Cultura e Educação) como bolsista de iniciação cientifica CNPq, onde aborda a questão do consumo do YouTube por vestibulandos.

Ludmilla Duarte

WhatsApp%20Image%202020-04-15%20at%2014.
_edited.jpg
WhatsApp%20Image%202020-04-19%20at%2009.
WhatsApp%20Image%202020-04-20%20at%2013.

Mestranda do Programa em Educação da Unirio orientada pela  Adriana Hoffman.  Membro do grupo de pesquisas Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação – CACE/UNIRIO. Pesquisa questões da Cultura Visual Contemporânea, redes sociais digitais e memes no contexto de quarentena e pós-verdade. Graduada no curso de Licenciatura Plena em Belas Artes/ UFRRJ, onde participou do Projeto de Iniciação Científica "Relações entre Metodologias de Ensino e Metodologias de Análise da Arte: a leitura de imagens e o modelo de análise semiótico". Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do PIBID com foco no Audiovisual como recurso didático. Possui experiência como bolsista no Centro de Arte e Cultura da UFRRJ, ministrando aulas/oficinas de História da Arte e Pintura.  Atualmente atua como docente de Artes na rede pública da Prefeitura de Saquarema - RJ.

Isabella Paulino

Graduada em Licenciatura Plena em Belas Artes pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-2017), onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID-2016-17) e membro do Projeto de Extensão: AnimEduca (2017). Atuou na monitoria do Anima Mundi na oficina de Stop-Motion com Massinha e como Produtora. Leciona na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro como professora de Artes Visuais (6° CRE/SME_RJ). Produziu curtas animados com seus alunos na escola, por intermédio do projeto Anima Escola, em parceria com o Anima Mundi; a animação: "O Burrinho Candinho" foi selecionada para a Sessão Futuro Animador do Anima Mundi em 2019. 

Diego Marinho

Diego Marinho graduou-se em Licenciatura em Educação Artística pela UFRJ. É professor concursado do Estado do Rio de Janeiro. Por 3 anos ministrou aulas de quadrinhos e animação para crianças na Oficina de Desenho Daniel Azulay, nas unidades da Tijuca e Ipanema (Rio de Janeiro). Atuou em diversos eventos de arte e educação como: Monitor da oficina de Stop-motion do Festival Anima-Mundi RJ; expositor e monitor de oficina de tiras educativas no SESC de Engenho de Dentro; monitor de oficina de tiras temáticas no evento Sábado da Ciência - Um dia na Antártica - Espaço Ciência Viva, na Tijuca/RJ . Especializou-se nos cursos de animação intensiva do Anima-Mundi e na oficina de animação 2d pelo SESC. Trabalhou como chargista no jornal Radioativo, do Sindicato dos radialistas, e ainda na parte gráfica teve seu livro de tiras “Quadrinhos de gelo do eremita do Iceberg” lançado pela editora 42 em 2014. Em 2011 criou o seu blog de tiras O Eremita do Iceberg.

Pablo Ramos

Formado em Comunicação Social pela UNESA e mestrando em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, é membro do CACE desde 2020 e exerce publicidade, marketing e design desde 1998 com atuação principalmente nos setores privado e terceiro setor. Tendo se tornado professor na área em 2010, encontrou na interseção entre a prática de mercado e a sala de aula uma forma concreta para a paixão que sempre alimentara em relação à imagem e às tensões que ela sucita, seus poderes e onipresença na sociedade atual.

Alguns dos ex-membros

Érika Lourenço de Menezes

 

Mestra em Educação pela UNIRIO e pesquisadora do grupo CACE. Professora de Desenho no Colégio Pedro II no Rio de Jeneiro. Graduada em Licenciatura em Educação Artística - Desenho pela UFRJ.  Pesquisa relações de aprendizagem, consumo e produção de sentidos entre Jovens e os Desenhos Animados.

Margareth de Oliveira Olegário

 

 

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação CACE. Atua como professora no Instituto Benjamin Constant (IBC) com experiência na área de Educação Especial e Inclusiva, com ênfase em Tecnologia Assistiva, bem como consultora na Comissão de Audiodescrição do IBC.

Nilcéia da Silva Lopes Lemos

 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (ex bolsista IC-UNIRIO) (2014).

Professora da Rede Estadual de Educação (SEEDUC).

Tema de estudo (Pesquisa): Cine CCH - Produção de vídeos por universitários.

Sara Sacchi e Souza

 

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Estado de Sâo Paulo (UNESP), graduanda em Pedagogia pela UniRio.

Bolsista de Iniciação Científica em imagem e educação com orientação da professora Adriana Hoffmann. Membro do grupo de estudos e pesquisa Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação; e do projeto de extensão Luz, Câmera, Ação: a presença das relações de raça/etnia e gênero no cinema.

Jamila Guimarães da Silva

 

Mestre em Educação pela UNIRIO e pesquisadora do grupo CACE. Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela UFRJ. Professora de Artes Visuais na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Pesquisa a experiência formativa do professor de artes visuais pelo audiovisual.​

Renata Gazé

 

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, na linha de pesquisas Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias. Graduada em Comunicação Social pela FACHA e especialista em Mídia e Educação pela PUC-RJ. Atualmente é mobilizadora social no Canal Futura, onde implementa projetos de comunicação e educação com diversas organizações parceiras e realiza oficinas de mídia e educação nos mais variados espaços.

Pesquisa a relação das crianças com narrativas audiovisuais e seus processos de autoria e apropriação destas narrativas. Dissertação “As crianças e suas narrativas audiovisuais: descobertas no decorrer de uma pesquisa”.

Thamyres Dalethese

 

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017) dentro da linha de pesquisas Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias.Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2013). Membro do grupo de pesquisas Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação - CACE. Atualmente é professora da rede municipal do Rio de Janeiro (2ª CRE/SME-RJ). Seus temas de pesquisas são: mídias, audiovisual, narrativas e cultura

Ana Paula Dias de Souza

 

Pós-Graduanda em Psicopedagogia (AVM), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Técnica em Processamento de Dados (Colégio Virgínia Patrick), Vinculada ao grupo de Pesquisa CACE como Voluntária desde 2014.

Joana Sobral Milliet

 

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), formada em Comunicação Social e especialista em Mídia-Educação pela PUC-Rio. Navega nas interfaces dos dois campos, foco do seu trabalho há mais de dez anos. Atualmente é Gerente de Educação do Instituto Desiderata, onde trabalha com produção e disseminação de conhecimento, mobilização e formação de professores e gestores nas áreas de mídia-educação e culturas adolescentes.

Lucineia de Fátima Sena Batista

 

Pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, docente no Colégio Pedro II e coordenadora do Canal Futura. Pesquisa mídias e juventude. Dissertação "Jovens youtubers: processos de autoria e aprendizagens contemporâneas".

WhatsApp Image 2019-03-14 at 00.21.49.jp

Analu Steffen

Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná. Especialista em Pedagogia Empresarial e Interdisciplinaridade. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Atuou nas redes públicas de ensino nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Atualmente é docente no Departamento de Artes Visuais do Colégio Pedro II.
Tem como áreas de interesse de pesquisa: Interculturalidade, cultura e artes populares, artes étnicas, cultura visual.

3X4(1).jpg

Edvandro Luise Sombrio de Souza

Mestre em Educação pela UFRJ, professor de Artes Visuais do Colégio Pedro II nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pesquisa questões relacionadas a gênero, feminismos e sexualidade em relação com as Artes Visuais e as visualidades na Educação Básica.

Rosa Maria Alves da Silva Andrade

 

Rosa Maria,  formada em Pedagogia pela UERJ e especialista em Orientação  Educacional e Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes.

Mestranda através do Programa de Pós Graduação em Educação da  UNIRIO, vinculada a linha de pesquisa Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologia.

Atua como professora mediadora da sala de recursos no município de Duque de Caxias e como Professora Orientadora  do PEJA no município do Rio de Janeiro.

Lucy Anna Diniz

 

Pedagoga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2016), técnica em informática pela FAETEC (2011), orientadora educacional no Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF e integrante do grupo de pesquisa CACE.   Interessada sobre cibercultura e educação, pesquisa sobre acessibilidade do audiovisual na cibercultura.

euuuuu.jpg

Amanda Pinheiro

 No último ano da graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Já atuou no cenário de Pesquisa de Educação na Natureza com a Professora Léa Tiriba e no projeto de Geografia nas infâncias do Professor Marcio Berbat. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa CACE, e trabalha em sua monografia voltada para tecnologia e infância, visando os impactos que essa fusão apresenta na educação.  

39374564_2359001314327020_82191353980230

Filipe Lopes da Silva

Possui graduação em Direito pela Universidade Gama Filho (2013), com larga experiência na área.Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente é representante da CIAC de Padagogia Presencial da UNIRIO. Participação no grupo de pesquisa CACE (Comunicaçao, Audiovisual, Cultura e Educação) como bolsista IC/CNPQ. Participante do Grupo de Estudos em Pedagogia Histórico-Crítica (UNIRIO). Voluntário no grupo Formação de professores, Pedagogias Decoloniais e Interculturalidade (UNIRIO).

WhatsApp Image 2019-03-12 at 21.48.06.jp

Patricia Munçone

Exerce Consultoria Paz & Mudança. Dedica-se à pesquisa em Comunicação para Paz ligada à mídias digitais e educação. Atualmente  trabalha com formação de professores e supervisão de Praticas Restaurativas na Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire do DEGASE. Possui graduação em Comunicação Socail pela FAMECOS/PUC/RS. Dramaturga pelo IDM - Institito Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual. Profissional de Desenvolvimento Social pelo Instituto Fonte/SP. Facilitadora de Mudanças Educacionais e Processos Circulares pelo CECIP Centro de Criação de Imagem Popular/RJ.

Daniela Fossaluza

 

Atriz formada pela Uni-Rio (2000), especialista em literatura infanto-juvenil pela UFRJ. É mestranda através do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uni-Rio, vinculada a linha de Pesquisa Práticas educativas, linguagens e tecnologias. É idealizadora e coordenadora do Grupo Costurando Histórias. Desde 2001 - desenvolve junto ao coletivo de artistas  a linguagem da narração de histórias através de tapetes tridimensionais - obras interativas criadas a partir de livros infanto-juvenis, uma prática de estímulo e fomento à leitura realizada junto à instituições de ensino, arte e cultura. Trabalha como atriz, diretora de teatro e artesã, além de coordenar projetos culturais. Participa do núcleo de pesquisaCACE.

WhatsApp%20Image%202020-04-18%20at%2014.

Jailson da Silva

Me chamo Jailson Francisco da Silva Chagas, formado em bacharelado em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Atualmente trabalho com aulas de desenho e pintura, junto com projetos pessoais nas artes plásticas e ilustração. Tenho experiência em lecionar oficinas de arte e produção de painéis. Como objetivo profissional  atuar na área de ilustração editorial e outras mídias, também lecionar nas áreas de audiovisual e narrativas gráficas.

bottom of page